Matemática e Português 29/06.
Temos da multiplicação:
1-observe a parte de laranja na malha quadriculada abaixo.
A quantidade de quadrinhos pode ser calculada por meio da multiplicação.
A quantidade de quadrinhos pode ser calculada por meio da multiplicação.
4 x 8= 32 ou da multiplicação 8 x 4= 32.
Em uma multiplicação, os números que estão sendo multiplicados chamam-se fatores, e o resultado chama-se produto.
| |||||||||
Em uma multiplicação, os números que estão sendo multiplicados chamam-se fatores, e o resultado chama-se produto.
Nas multiplicações acima, os números 4 e 8 são chamados fatores, e o número 32 e chamado produto.
2-Escreva duas multiplicações que indicam a quantidade de quadrinhos verdes na malha quadriculada. Depois, identifique os fatores e o produto dessas multiplicações.
Multiplicações __________________________________________________________
Fatores_________________________________________________________________
Produto_________________________________________________________________
Escreva as multiplicações usando as fichas abaixo. Para cada multiplicação, utilize três fichas.
FATOR | FATOR | PRODUTO | FATOR | FATOR | PRODUTO |
7 | 5 | 20 | 3 | 4 | 21 |
_________________________________________________________
Multiplicação com três fatores:
3-Em um prédio de três andares, há quatro apartamentos por andar. Para enfeitar as portas dos apartamentos, os moradores vão comprar dois enfeites por apartamentos. Observe como Vítor e Marisa pensaram para calcular quantos enfeites precisam ser comparados e complete.
Cada apartamento terá dois enfeites. Como são 4 apartamentos por andar, então serão _____ Enfeites por andar (4 x 2 = ____). Como o prédio tem 3 andares, então é preciso comprar _____enfeites para o prédio inteiro (3 x ___= ____). Então, posso fazer a multiplicação 4 x 2 x 3 para descobrir quantos enfeites serão usados.
Em cada andar, há 4 apartamentos. Como o prédio tem 3 andares, então há ______ apartamentos no prédio (3 x 4 = ____).
Cada apartamento vai ter 2 enfeites (2 x____=___).
Então, posso fazer a multiplicação 3 x 4 x 2 para descobrir quantos enfeites serão usados.
precisam ser comprados _____ enfeites.
4- Alberto comorou 5 caixas de sabonetes para dar de presente. Em cada caixa, há 2 pacotes de sabonetes, e em cada pacote, há 3 sabonetes. Quantos sabonetes Alberto comprou no total?
5-Observe o gráfico que Fernando construiu para representar a quantidade materiais recicláveis que foram coletados em uma campanha.
a) Cada quadradinho da malha representa quantas embalagens coletadas?
_____________________________________________________
b) Quantas embalagens de cada tipo foram coletadas?
________________________________________________
c) Quantas embalagens foram coletadas ao todo?
______________________________________
Português
Leitura e exercícios das páginas 112 até 115, interpretação de texto.