Matemática e Português 29/06.


Temos da multiplicação:
1-observe a parte de laranja na malha quadriculada abaixo.


A quantidade de quadrinhos pode ser calculada por meio da multiplicação. 
4 x 8= 32  ou da multiplicação 8 x 4= 32.


          
               
                                                                                                    
                                                                                                                   
                                                                                                                     
                                                                                                                    
          


Em uma multiplicação, os números que estão sendo multiplicados chamam-se fatores, e o resultado chama-se produto.

Nas multiplicações acima, os números 4 e 8 são chamados fatores, e o número 32 e chamado produto.


2-Escreva duas multiplicações que indicam a quantidade de quadrinhos verdes na malha quadriculada. Depois, identifique os fatores e o produto dessas multiplicações.


         
                                                                          
                                                                          
                                                                          
     
   


Multiplicações __________________________________________________________

Fatores_________________________________________________________________

Produto_________________________________________________________________

Escreva as multiplicações usando as fichas abaixo. Para cada multiplicação, utilize três fichas.


 FATOR FATOR PRODUTO FATOR FATOR  PRODUTO
      7     5       20      3      4         21

_________________________________________________________


Multiplicação com três fatores:

3-Em um prédio de três andares, há quatro apartamentos por andar. Para enfeitar as portas dos apartamentos, os moradores vão comprar dois enfeites por apartamentos. Observe como Vítor e Marisa pensaram para calcular quantos enfeites precisam ser comparados e complete.

Cada apartamento terá dois enfeites. Como são 4 apartamentos por andar, então serão _____ Enfeites por andar (4 x 2 = ____). Como o prédio tem 3 andares, então é preciso comprar _____enfeites para o prédio inteiro (3 x ___= ____). Então, posso fazer a multiplicação 4 x 2 x 3 para descobrir quantos enfeites serão usados.

Em cada andar, há 4 apartamentos. Como o prédio tem 3 andares, então há ______ apartamentos no prédio (3 x 4 = ____). 
Cada apartamento vai ter 2 enfeites  (2 x____=___).
Então, posso fazer a multiplicação 3 x 4 x 2 para descobrir quantos enfeites serão usados.

                           precisam ser comprados _____ enfeites.

4- Alberto comorou 5 caixas de sabonetes para dar de presente. Em cada caixa, há 2 pacotes de sabonetes, e em cada pacote, há 3 sabonetes. Quantos sabonetes Alberto comprou no total?



5-Observe o gráfico que Fernando construiu para representar a quantidade materiais recicláveis que foram coletados em uma campanha.







a) Cada quadradinho da malha representa quantas embalagens coletadas?

_____________________________________________________


b) Quantas embalagens de cada tipo foram coletadas?

________________________________________________


c) Quantas embalagens foram coletadas ao todo?

______________________________________



Português 

Leitura e exercícios das páginas 112 até 115, interpretação de texto.










 

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática:

Devolutiva de 20 até 24 de julho.