Português, interpretação de texto.
1.
Leia o trecho de um diário.
Diário
de Fernanda
3 de fevereiro 2019.
Querido
diário,
Ontem,
dia 2, foi o primeiro dia de aula. É tão bom começar um ano novo.
Material
novo... caderno novo... A letra fica até mais bonita!
Melhor
ainda é rever os amigos! A Ju e a Isa continuam na minha sala!
Tá na
hora de dormir porque amanhã pulo cedo da cama...
Cê acredita
que dia 12 já temos prova?
Bjs, boa noite!
Agora, responda.
a)
Quem é a pessoa que escreve o diário?
R:
|
b) Escolha uma das frases que mostram o que anima
bastante a narradora para
começar as aulas e copie a seguir.
R:
começar as aulas e copie a seguir.
R:
2. Releia o texto da questão anterior. A
autora desse diário conversa com ele demonstrando carinho, como se fossem
bastante amigos.
Copie dois momentos do texto em que esse
carinho e essa amizade são expressos.
R:
|
Leia novamente o texto e observe como a menina empregou a linguagem.
a)
Qual é o tipo de linguagem mais empregada pela
menina ao escrever: mais formal ou mais informal?
R:
|
b) Copie uma palavra ou
expressão para dar um exemplo da linguagem que você
indicou.
indicou.
R:
|
4.
Releia este trecho do diário:
Pinte as letras maiúsculas empregadas
nesse trecho.
Marque com um X as alternativas que
indicam porque foram empregadas maiúsculas onde você pintou.
a)
Dar destaque a alguma ideia importante.
Dar destaque a alguma ideia importante.
b)
Início de frases.
Início de frases.
c)
Nomes próprios de pessoas.
Nomes próprios de pessoas.
d)
Nomes próprios de lugares.
Nomes próprios de lugares.